São Domingos - 

Parque Estadual de Terra Ronca

 O Parque Estadual de Terra Ronca abriga um dos maiores de cavernas da América Latina. Lugar de incríveis belezas naturais.

Informações sobre São Domingos - Parque Estadual de Terra Ronca

A cidade de São Domingos é a principal porta de entrada para o Parque, que tem uma área de 57 mil hectares e é considerada uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina

A área protegida do Parque Estatual de Terra Ronca (PETeR) conta com grandes cavernas, de importância mundial, cuja idade estimada é de mais de 60 milhões de anos e abriga mais de 200 cavernas secas e outras 60 molhadas. Inclusive, 35 delas com impressionantes pinturas rupestres, que comprova a presença do homem primitivo no Planalto Central Brasileiro, há mais de 10 mil anos. Já adiantamos, atividades apenas para aventureiros. Apenas 17 destas cavernas estão abertas para visitação, e em algumas delas o acesso exige cruzar rios subterrâneos e em meio a um breu total. A sensação é indescritível e é bom que você reserve pelo menos três dias para viver essa aventura.

Outra curiosidade que talvez você não saiba é que o PETeR abriga sete das 30 maiores cavernas do País, com extensões que ultrapassam mais de 24 km de condutos subterrâneos interligados, como é o caso da Caverna São Mateus, umas das cavidades subterrâneas mais ornamentadas do mundo.

Caverna de Terra Ronca: uma das maiores bocas naturais de caverna do Brasil (96m de altura x 120m de largura),  é cortada pelo Rio da Lapa, cuja transposição é obrigatória em alguns trechos e abriga salões iluminados naturalmente e outros mais profundos, que exigem o uso de luz artificial. Um show da natureza que vale pena conhecer! 

Caverna Angélica: uma das maiores e mais belas do Parque Estadual Terra Ronca, muito rica em Espeleotemas. São 14,1 km de extensão.  

Caverna São Bernardo/Palmeira: é formada principalmente pelo Rio São Bernardo que se junta com o Rio Palmeira dentro da Caverna, eles dão nome a caverna e possui uma beleza singular. Os condutos subterrâneos interligados somam mais de 12km de extensão.

Caverna São Mateus: é a maior caverna do Parque Estadual de Terra Ronca e a terceira mais longa do Brasil. São 24 km de extensão, recentemente mapeados por uma expedição de espeleológica Franco-Brasileira.

Cachoeira do Rio São Bernardo: com águas límpidas e com temperatura quase morna, o que é raro em cachoeiras, é um convite para um banho inesquecível. Há uma praia de areia no pé da cachoeira apropriada para um mergulho. 

O Parque de Terra Ronca recebe todos os anos uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas da região - a Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto. A primeira celebração foi datada no ano de 1926, e desde a década de 40 que ela acontece regularmente.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) fica no centro de São Domingos, onde guias podem ser contratados e você pode obter mais informações da cidade.

Conheça também as sugestões de Pacotes Turísticos para Terra Ronca, em nosso site.

Mais informações: (62) 3425-1516 - Secretaria de Turismo de São Domingos.

Fotos: José Humberto M. de Paula. 2005-2015. Espeleofotógrafo, Professor UnB, Espeleólogo. Conheça mais sobre o trabalho do professor José Humberto, que há muitos anos visita e explora as belezas da Terra Ronca: O Mundo Subterrâneo de Terra Ronca.