Lagolândia
Lagolândia é um distrito de Pirenópolis, rica em religiosidade e belezas naturais.
Lugares para Conhecer
Hospedagem
Lagolândia, Pirenópolis-GO
(61) 99687-1393
ecopousadalagolandia@gmail.com
Restaurantes
Informações sobre Lagolândia
Em Lagolândia viveu Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica.
Reza a lenda que, aos 7 anos, ela adoeceu, tendo perda total dos sinais vitais. Durante o banho do defunto, no entanto, os familiares teriam notado que Dica suava frio e muito. Com receio de enterrá-la, mantiveram o velório e, após três dias, Dica ressuscitou.
Mulher, Santa e Guerreira. Tal fato espalhou-se pela região como um milagre. Romarias de fervorosos e crédulos roceiros migravam para pedir-lhe a bênção e conseguir graças. Em poucos anos, já mocinha, Dica comandava legiões de adoradores que seguiam suas ordens com fiel devoção e em torno de sua casa formou-se povoado. Dica instituiu sistema de uso comum de solo e aboliu o uso genérico de dinheiro, fazia curas milagrosas, rezava missas e dava conselhos. Pregava a igualdade, abolição de impostos, a distribuição de terras. Para Dica a terra era de propriedade do Criador e foi feita para todos. Em sua fazenda não existia cercas e todos os recursos, oferendas e colheitas era revertidos para a comunidade. Para suas curas milagrosas recebia Dica os espíritos do Dr. Fritz, da Princesa Silveira e de um Comandante. Esperava a vinda do Messias para a libertação das doenças e pobrezas.
O que era Rio do Peixe foi nominado Rio Jordão e Dica reforçou sua força popular e política editando um jornal manuscrito: "A Estrela do Jordão Órgão dos Anjos, da Corte de Santa Dica". Muito milagres foram realizados por ela. Histórias populares contam que ela andava sobre as águas do Rio Jordão, faziam muitas curas milagrosas e sua tropa era protegida milagrosamente, tanto que quando as balas atingiam seus soldados esta caíam no chão como caroços de milho. Santa Dica morreu em 9 de novembro de 1970 e foi sepultada, conforme seu desejo, debaixo de uma gameleira em frente a sua casa em Lagolândia.
Lagolândia tem uma bela praça onde o busto de Santa Dica lidera o espaço dividido entre bancos, flores, imagens de Nossa Senhora e o sepulcro sombreado da Santa. Em sua antiga casa descendentes mantém um visitado altar dedicado a Santa e toda o povoado vive à sua memória. (Trechos do texto de Mauro Cruz)
As margens do Rio do Peixe tem matas bem preservada, sendo possível a observação de diversos tipos de aves e alguns mamíferos, como macacos pregos, micos e capivaras. Suas corredeiras, de nível II e III são ideais para quem está começando no rafting.
O Lago Azul para quem gosta de aventura, vale mergulhar. A água é tão limpa que o reflexo dos raios de sol formam um balé de luzes. Na nascente no fundo da lagoa a sete metros de profundidade, brotam dois mil litros de água cristalina por segundo. Esse oásis escondido no meio do cerrado fica a pouca distância de Lagolândia, em Vila Propício.
Em Vila Propício encontra-se, também, a Caverna do Tubarão com formações no teto de um dos seus salões, que lembram o predador marinho com a boca aberta, com os dentes afiados, sendo uma das cavernas mais visitadas da região. É o segundo maior complexo de cavernas e grutas do Centro-Oeste, contando com mais de 80 delas, cadastradas pelo IBAMA.