Formosa
Eleita como a oitava melhor cidade turística do estado de Goiás pelos próprios turistas, a cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos espíritos aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Além disso, a cidade abriga sítios arqueológicos e recebe importantes festas religiosas ao longo do ano. Com economia baseada na agropecuária, a cidade de Formosa tem grande potencial turístico.
Informações sobre Formosa
Ótimos motivos para você conhecer Formosa. Rapel, banho de cachoeira, sítios arqueológicos, voo livre e muita adrenalina.
Recanto das Cachoeiras. Localizado em uma reserva particular, a 59km do centro de Formosa, o Recanto das Cachoeiras reúne duas quedas d'água, uma com aproximadamente 25 metros e outra com 2 metros de altura. As duas formam piscinas adequadas para banho.
Cachoeira da Água Fria. Também localizada em propriedade particular, a Cachoeira da Água Fria possui impressionantes 80 metros de altura, formando um poço de água esverdeada. A cachoeira está localizada a 85km do centro da cidade.
Caverna Escaroba. Para ter acesso às belezas abrigadas na Caverna Escaroba, é preciso descer de rapel por uma claraboia. Lá dentro, formações rochosas e uma pequena cachoeira criam um cenário impressionante.
Sítio Arqueológico Toca da Onça. Localizado em uma reserva particular a 7 km do centro de Formosa, para visitar o Sítio Arqueológico Toca da Onça é necessário fazer agendamento prévio. Com formação rara de rochas calcárias, é possível visualizar pinturas rupestres nas paredes, datadas de aproximadamente 4500 anos.
Sítio Arqueológico do Bisnau. Visitado por estudantes e pesquisadores, o Sítio Arqueológico do Bisnau é um lajedo de cerca de 2600m² de rocha de arenito, com inscrições rupestres em baixo relevo, datadas de 11 mil anos. O sítio fica a 54km do centro de Formosa, e está localizado em propriedade particular.
Cachoeira do Bisnau. Seguindo a mesma estrada que leva ao Sítio Arqueológico do Bisnau, encontra-se a Cachoeira do Bisnau, que faz parte de um conjunto de córregos que alimentam as bacias dos rios São Francisco e Tocantins-Amazonas.
Cachoeira do Indaiá. Localizadas em reserva particular, as Cachoeiras do Indaiá são uma série de quedas d'água, a maior delas com 30 metros de altura. Todas formam poços de água ideais para banho. As cachoeiras estão a 28km do centro de Formosa.
Buraco das Andorinhas. Complexo de grutas de aproximadamente 250 metros de profundidade, o Buraco das Andorinhas é habitado por aves que lhe renderam o nome. No seu interior, corre um rio de água fresca e cristalina, que atrai mergulhadores. O Buraco das Andorinhas faz parte de uma reserva particular, localizada a 49km do centro de Formosa.
Buraco das Araras. Localizado a 42km do centro de Formosa, o Buraco das Araras é a segunda maior dolina de colapso do centro-oeste (depressão em formato circular formado pela dissolução das rochas) e uma das maiores do Brasil, e abriga no seu interior uma densa floresta úmida, com samambaias gigantes, e uma caverna secreta banhada por rios subterrâneos de água cristalina.
Lagoa Feia. Ideal para a prática de esportes aquáticos como jet ski, pescaria, standup paddle, canoagem, passeio de lancha e pedalinho, a Lagoa Feia fica a apenas 5 km do centro de Formosa. Em alguns pontos, a Lagoa chega a 100 metros de profundidade.
Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã. Situada no Vale do Paranã, a rampa de voo livre recebe todos os anos uma etapa do Campeonato Nacional de Voo Livre. Localizada a aproximadamente 1300 metros de altura, a pista permite voos de até 3 mil metros. O clima ideal para a prática do voo livre, segundo os especialistas, é durante o mês de agosto. Para chegar até a rampa, é preciso seguir pela GO-118, que liga Formosa à Chapada dos Veadeiros.
Salto do Itiquira. Criado em 1981, o Parque Nacional do Itiquira abriga o incrível Salto do Itiquira. Localizado a 32km do centro de Formosa, o Salto possui 168 metros de altura, sendo o maior salto de fácil acesso do Brasil. O Parque abriga ainda várias corredeiras, mirantes, cânions e mais de 35 nascentes de água. A reserva conta com uma trilha que leva à base do Salto.
Demais informações:
- No Salto do Itiquira, Buraco das Araras e Sítios Arqueológicos são cobradas taxas de entrada.
- No Sítio Arqueológico Toca da Onça é necessário fazer agendamento prévio.
- Horário de Funcionamento do Salto do Itiquira: 9hs às 17hs (entrada somente até as 16hs).
- Não recomendável a visita ao Poço Azul em dias de chuva, pois além da dificuldade de percorrer os 35 km em estrada de terra, a água perde muito da sua coloração azul.
- Para a Cachoeira da Água Fria e o Buraco das Araras, recomenda-se a presença de guias locais devido a suas dificuldades de acesso.