Santo Antônio do Descoberto e Cidade Eclética

Um lugar para recarregar as energias, cheio de paz e bons fluidos independente da religião. Ambiente voltado à busca do empírico e espiritual. Lugar de calmaria e de reflexão.

Informações sobre Santo Antônio do Descoberto e Cidade Eclética

A Cidade Eclética é uma comunidade religiosa da Fraternidade Eclética Espiritualista Universal situada em Santo Antônio do Descoberto. O eixo principal da religião Eclética era Kardecista e Umbandista de linha oriental. Os rituais Umbandistas de linha oriental são desprovidos de muitos apetrechos, são mais esotéricos e com um cunho kardecista mais acentuado. Deus é concebido como o Ser Supremo, nomeado como Adonay, o Grande Arquiteto (influência maçônica) do Universo; a pessoa de Jesus Cristo é invocada como Mestre dos Mestres e nunca como Filho de Deus; é nosso irmão maior, filho de José, o carpinteiro e de Maria de Nazaré. É defendida a prática da caridade mediante sua forma assistencial, a reencarnação como teoria, a comunicação com os espíritos, a mediunidade, o passe, o livros do codificador Allan Kardec, o Evangelho segundo o Espiritismo. O linguajar religioso fala de incorporação, chamamento do guia, corrente magnética, Mestre Quatro Luas (São Jerônimo) como guia espiritual da Cidade. O principal livro da doutrina é "Evangelho de Umbanda Eclética". Alguns aspectos do catolicismo foram incorporados: como celebração do Natal, da Semana Santa, de uma missa de Ação de Graças nos domingos pela manhã com rituais diferentes dos da Igreja Católica, mas bastante semelhantes.

Também existe a influência de religiões orientais: são encontrados quadros de Krishna; com frases orientais incentivando à oração e à contemplação; e com símbolos maçônicos. Se referiam ao Templo como Santuário Essênio do Brasil e das Américas. 

Em 1976 foi publicada uma coletânea de máximas, intitulada: "Fundamentos da Doutrina Eclética". Diversos pesquisadores afirmaram que o grupo tinha características messiânicas e milenaristas

A população gira em torno de mil habitantes, residentes no núcleo urbano e nos 400 hectares adquiridos por Yokaanam, quando aqui chegou.

Apesar da estrutura administrativa e formato urbano idênticos a de uma verdadeira cidade, a fraternidade e uma instituição espiritualista por excelência. A estrutura administrativa é um meio de dar vida e suporte à crença, que não é nem católico, nem evangélica, nem espírita tradicional, é um mosaico de religiões.

O lado religioso, por assim dizer, é sustentado pela doutrina eclética, ou a idéia de que o ecletismo é um meio de buscar o "armistício" entre as facções religiosas. Ou seja, a Fraternidade criou a sua própria doutrina. Do espiritismo kardecista, a Fraternidade adotou o mandamento da caridade, que também e católico.

Os habitantes (ou internos) da fraternidade vivem em clima de harmonia e de renuncia aos bens materiais, que são partilhados. Em outras palavras, eles praticam a verdadeira vida comunitária.

A fraternidade eclética, a exemplo das religiões, mantém uma certa disciplina. Para as mulheres, exigem-se saias a baixo do joelho e blusas de manga longa. Para os homens, há restrições ao uso de bermudas e camisetas. Essa disciplina vale também para os visitam.