Baseado em três pilares:


PROTEÇÃO DA NATUREZA: 

Situado no Cerrado, importante bioma do Planalto Central do Brasil. 

Evidencia as belezas naturais desta região. Busca interligar as unidades de conservação ambiental.

ESPIRITUALIDADE:

Evidencia vários aspectos de religiosidade das cidades do percurso, independente da orientação. 

Característica Ecumênica, sendo um Caminho para todos. 

Desenvol­ve uma política de paz entre as reli­giões interligadas ao longo do caminho, na busca de conscientização da prote­ção e cuidado com a natureza.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL:

Cria um Eixo de Desenvolvimento Econômico Sustentável na região mais carente do Estado, o Nordeste Goiano, com fortalecimento dos elos produtivos da economia local. 

Permite todas as faixas etárias e classes econômicas sociais usufruirem deste Caminho.


O Caminho propõe: política de paz, proteção da natureza e prosperidade


Sua origem se deve a um insight / visão, ocorrido na cidade de São Gabriel/GO, de uma constelação formando uma ligação entre cidades.

Baseado no Livro: "A Trajetória de uma Maga numa Região Mística do Brasil".

Considerada a primeira Rota Turística registrada no Brasil, com as características do Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, desde 1999.

Relacionado ao Sonho Profecia de Dom Bosco, que na região central do Brasil nasceria a nova civilização do terceiro milênio.  

O Caminho está inserido nos paralelos 15 e 20, e dentro da depressão geográfica do leito largo e extenso, assim como foi profetizado por Dom Bosco.  

Veja como esta rota foi criada, acessando o link abaixo.

Proposta deste Caminho

O "Caminho Místico Ambiental do Brasil Central" está situado no Cerrado, importante bioma do Planalto Central do Brasil e estende de Trindade (GO) a Natividade (TO).

No percurso, têm ra­mais incluindo cidades históricas, ci­dades com atrativos naturais e outras consagradas pela fé.

Este Caminho reúne características como: igrejas, peregrinações, festas reli­giosas, museus, parques temáticos, mó­dulos educacionais (Caminho Escola) e locais místicos ambientais com caver­nas, serras, rios, cachoeiras, lagos, ve­redas, em regiões ainda sem poluição, que por si mesmas levam à contempla­ção e autoconhecimento, na descober­ta dos valores essenciais do homem ho­lístico responsável pela comunidade e sobrevivência do planeta.

O eixo principal não será feito à pé, devido ao nosso clima mais quente e cidades com maior distância entre elas, permitindo o turista realizar de carros, vans ou ônibus de turismo, por se tratar de um turismo contemplativo das paisagens, e tornando acessível para crianças e terceira idade que poderão usufruir desta rota.

Não se trata de uma rota de penitência, porém em alguns trechos ocorrem romarias, tais como de Trindade, Muquém e Natividade.

O "Caminho Místico Ambiental do Brasil Central", tem como objetivo:

  • Turismo em nível internacional; pre­servação ambiental e desenvolvimento sustentável;
  • Inclusão social; aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
  • Importante fortalecimento dos elos produtivos da economia local;
  • Economia criativa;
  • Preservação do patrimônio material e imaterial; parcerias público-privadas;
  • Geração de grande desenvolvimento econômico para o Estado de Goiás;
  • Goiás se tornar protagonista no cenário turís­tico nacional e internacional.

Características

Laico / Ecumênico

A proposta é de caráter Laico, pois Místico não se trata de Misticismo, e está além de todas as religiões, em um aspecto maior de elevação da espiritua­lidade, o que está de acordo com as pro­postas do Papa Francisco, constadas na Encíclica Verde (Laudato Si), desenvol­vendo uma política de paz entre as reli­giões interligadas ao longo do caminho, na busca de conscientização da prote­ção e cuidado com a natureza. 

Internacional

Sebrae, Embratur, Ministério do Turismo e Unesco estabeleceram apenas duas regiões como possibilidade para Rotas Internacionais: a Região do Ouro e Cristais, a Região da Chapada dos Veadeiros, e a cidade de Goiânia (Negócios e Tradições). 

O Caminho Místico está exatamente nas regiões estabelecidas como Rotas Internacionais, no Mapa Turístico de Goiás.

A abrangência é maior que o pró­prio Caminho de Santiago de Compos­tela na Espanha, pois é uma rota que abrange di­versas religiões. 

Não se trata, também, de apenas um roteiro turístico, mas da caracterização de um local específico no planeta, para discussões de novos paradigmas para o mundo. 

Busca-se também atingir as metas pro­postas pela ONU, com soluções para uma política de paz mundial, abrigando diver­sas manifestações de cultura de paz, filosó­ficas, doutrinárias, de forma harmoniosa.