Monte Alegre de Goiás

Cidade rica em Histórias e Tradições Folclóricas.  

Informações sobre Monte Alegre

Monte Alegre de Goiás foi fundada como as demais cidades antigas de Goiás, exclusivamente sob a exploração de garimpo de ouro, por volta de 1769, no local conhecido como Morro do Chapéu

Nesta época, foi erguida uma igreja dedicada a Santo Antônio, origem do nome dado ao povoado, Santo Antônio do Morro do Chapéu. 

Segundo reza a lenda regional, o nome primitivo de Chapéu foi dado à localidade por ter sido encontrado nas imediações de um grande morro, um chapéu que diz ter pertencido a determinado garimpeiro devorado por um tigre. Há também outra versão, de que o mesmo nome tenha sido originado de um morro vizinho à localidade que tem a forma de um chapéu.

Cidade rica em Histórias e Tradições Folclóricas.  

Monte Alegre de Goiás é um município rico em diversidade cultural e biográfica, tendo como base atrativa a hospitalidade de seu povo que com simplicidade e carinho apresenta as riquezas culturais distribuídas em todo nosso município, em suas festas tradicionais, expressões religiosa, expressões afro-brasileira (quilombos kalungas). 

Principais Pontos Turísticos: Morro do Chapéu, Águas Termais Lagoa das Contendas, Cachoeiras, Caximgó, Eng. Velho, Basílio (Kalungas), Sucuri Comunidade dos Kalungas.

A Fazenda Largas do Sumidouro tem um Lago de imensa beleza que podemos chamar de Lagoa Azul. A Lagoa é considerada uma dolina de coloração azul esverdiada e fica dentro de uma propriedade particular. É necessária autorização para visitá-la. Jornal Goiás Turismo.