Caminho Místico é apresentado na Comissão de Turismo em Trindade/GO.

Foi apresentado em Trindade/GO, nesta terça-feira, dia 28 de maio, o Caminho Místico Ambiental do Brasil Central, uma proposta de Rota Turística Internacional, diferenciada para Goiás.

Assim como Minas Gerais tem a Estrada Real, nós aqui em Goiás, teremos a nossa rota de longo percurso.

Consiste no projeto original da primeira Rota Turística registrada no Brasil, com as características do "Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha", porém com adaptações brasileiras.

A nossa versão brasileira do Caminho de Compostela chama-se "Caminho Místico Ambiental do Brasil Central", ou simplesmente "Caminho Místico", focado em três pilares: proteção da natureza, espiritualidade e desenvolvimento econômico sustentável.

A rota turística promete uma viagem cheia de religiosidade e harmonia com a natureza, no coração do Brasil.

A rota segue de Trindade/GO à Natividade/TO, sendo de longo percurso, aproximadamente 850 km no seu eixo principal e vários ramais com destinos variados.

O eixo principal não será feito à pé, devido ao nosso clima mais quente e cidades com maior distância entre elas, sendo uma adaptação moderna, permitindo o turista realizar de carros, vans ou ônibus de turismo, por se tratar de um turismo contemplativo das paisagens, e tornando acessível para crianças e terceira idade que poderão usufruir desta rota. 

Não será uma rota de penitência, por ser um turismo contemplativo, porém em alguns trechos ocorrem romarias, tais como de Trindade, Muquém e Natividade.

Abrirá desta forma, um novo mercado para o Trade Turístico, relacionado à transportes, hotéis, restaurantes, comércio em geral e agências de turismo.

A abrangência do Caminho Místico é maior que o próprio Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, pois permite integrar todas as religiões, sendo de característica Laica / ecumênica.

Pois "Místico" se refere à uma elevação da espiritualidade, que está além das religiões.

O rota turística será bastante democrática em relação a evidenciar as características religiosas, as potencialidades e particularidades de cada lugar, respeitando todas as doutrinas e formas de religiosidade ao longo do percurso, havendo uma harmonização e integração.

Iremos também evidenciar toda potencialidade de belezas naturais dentro do percurso.

Assim como o Caminho Espanhol, buscamos aqui no coração do Brasil, realizar uma rota turística que possa permitir a transcendência humana, ao percorrer o Caminho.

Será, também, possível vencer a questão da sazonalidade de Trindade, melhorando a oferta turística, permitindo a sobrevivência dos empresários em períodos fora da festa.

A proposta promete trazer melhorias à região mais carente do Estado, o Nordeste Goiano, onde registrou os menores índices de desenvolvimento humano. O projeto abraça vários municípios com mais oportunidades de geração de emprego e renda, para que possam se desenvolver. Será um verdadeiro choque logístico!

Muitas novidades ainda estarão por vim.

A rota turística, com característica internacional, promete ser a marca da prosperidade à vários municípios do Nordeste Goiano, e ao Estado de Goiás como um todo.